Consultoria para medição de vazão em canal aberto

Calha Parshall com medidor Ultrassom após um ano: Assista o vídeo clicando aqui.

Os quase trinta anos dedicados ao saneamento nos deram experiência e condição de hoje oferecer ao mercado Serviço de Consultoria para análise, orientação, adequação, projeto e supervisão na instalação de sistemas para medição de vazão em condições de escoamento por gravidade, especialmente em outorgas para o setor privado, indústrias e na irrigação, além de aplicações no setor público como em companhias de saneamentos e órgãos estaduais e federal controladores.

A ANA - Agência Nacional de Águas na necessidade de medir a captação de água e o descarte de efluentes em bacias e rios da União, além de rever outorgas, buscou medições simples, confiáveis e dentro de normas. Escolheu dois princípios de medição: o medidor eletromagnético para escoamento bombeado (vide Incontrol Cases 2) e a calha Parshall para escoamento por gravidade. (vide Incontrol Cases 3). Em 2004 solicitou à ABNT uma normatização para qualificar a Parshall como medidor de vazão a ser utilizado em canais aberto. O órgão criou uma equipe de especialistas, coordenada pelo engenheiro Willian Abe (diretor técnico da Incontrol) para estudar o tema e elaborar uma norma brasileira baseada na norma ASTM 1941. Em 2009 lançou a norma NBR ISO 9826, em vigor na atualidade.

É importante destacar que órgãos de fiscalização, através da iniciativa de alguns técnicos mais empenhados, estão estudando e buscando conhecer melhor tanto a norma NBR ISO 9826 como também a ASTM 1941 para iniciarem um trabalho de análise não somente no medidor mas também da instalação e da qualidade da medição. Uma prova disso é que temos sido procurados por órgãos de fiscalização e de gestão, como DAEE, Cetesb, Arsesp, DAE´s e secretarias de meio ambiente de vários estados para apresentar palestras e ministrar cursos sobre interpretação e aplicação da norma NBR ISO 9826 e ASTM 1941.

Ao dimensionar equipamentos para medição de vazão em linhas com escoamento por gravidade, converse conosco. Temos a solução adequada para cada condição.